Nova espécie de anfíbio é encontrada em Santa Teresa

Está acontecendo em Santa Teresa uma votação para escolher o nome do mais recente anfíbio encontrado no entorno da Reserva Biológica Augusto Ruschi. O micro-sapinho mede cerca de 1 centímetro e é menor que a unha do polegar da nossa mão. Possivelmente, ele deposita os ovos no chão da mata, ou seja, não necessita de lagoas ou córregos para desenvolvimento dos girinos.

Essa espécie nova foi descoberta durante coletas noturnas no chão das florestas por parte da equipe de biólogos do Projeto Bromeligenous (Cassio Zocca, Fernanda Lirio, João Tonini e Rodrigo Ferreira). Essa descoberta faz parte dos estudos do doutorando em Ecologia, Rodrigo Barbosa Ferreira, que alerta para a possível extinção desta espécie. “Mais estudos são necessários mas é preocupante o fato de ter sido encontrado apenas em áreas florestadas no entorno da Reserva Biológica Augusto Ruschi. O desmatamento certamente afeta essa espécie por diminuir a área de ocupação da mesma”, alertou.

A população é quem decidirá o nome popular desse sapinho. A campanha de votação acontece na Escola Ethevaldo Damázio (dia 28), na Feira Livre (dia 30), no Museu de Biologia Mello Leitão (de 09 a 20 de dezembro) e já está no site do jornal Santa Notícia (www.santanoticia.com.br).

Até o momento essa espécie é a única representante do gênero Adelophryne ocorrendo no Espírito Santo. Ela encontra-se em processo de descrição pelo Rodrigo, coordenador do Projeto Bromeligenous, pelo pesquisador da Universidade Estadual de Maringá, doutorando Ricardo Lourenço-de-Morae, pelo professor da Universidade Federal de Goiás, Dr. Rogério Bastos e pelo pesquisador do Centro de Pesquisa da Guiana Francesa, Dr. Antoine Fouquet.

Mais informações:

rodrigoecologia@yahoo.com.br

Locais de Votação

E.M.E.F. Professor Ethevaldo Damazio

Feira Livre aos Sábados

Museu de Biologia Mello Leitão

9 a 20 de dezembro

Site do Santa Notícia (www.santanoticia.com.br)

Até 30 de dezembro

Reunião ordinária do Consórcio Público da Região Polinorte
1°Festival de Chopp de Santa Teresa
Audiência Pública para apresentação da Lei Orçamentária 2014