Santa Teresa assina termo de construção para o CREAs e para Brinquedopraça junto ao Governo do Estado
Data de publicação: 5 de julho de 2021
Fotos: Governo do Estado
Créditos: Governo do Estado
O prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici, esteve no Palácio Anchieta, em Vitória, na manhã desta segunda-feira (5) e assinou termo para construção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAs) e para uma Brinquedopraça.
O evento contou com a participação do governador do Estado, Renato Casagrande, a vice-governadora, Jacqueline Moraes, a secretária de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, a secretária Municipal de Assistência Social, Ivana Maria Massini da Costa, e com a presença dos representantes dos 41 municípios beneficiados com a medida e de outras autoridades.
Na ocasião também foram assinados os termos para a construção e reforma dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAs) e os termos de responsabilidade para a execução das Brinquedopraças, projeto que integra o Plano Estadual pela Primeira Infância.
Casagrande destacou a importância das pessoas mais vulneráveis terem um local para buscar ajuda. “Quando apresentamos um programa como esse, é para dar condições aos municípios para identificarem as pessoas mais vulneráveis para que possamos diminuir a desigualdade que temos em nosso País. São os municípios que executam a política de Assistência social e ter uma boa estrutura é fundamental para darmos o mínimo de dignidade a essas pessoas. Queremos ser um Estado que gera oportunidades para todos”, complementou.
Fortalecimento da rede de proteção social
A reestruturação da rede socioassistencial do Estado é frequentemente redimensionada pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), que acompanha de perto as demandas dos municípios. Assim, as reformas, ampliações e construção dos CRAs e CREAs, acordadas na assinatura do termo, surgem da necessidade de aprimorar a capacidade da oferta dos serviços e fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Os municípios foram selecionados com base nos critérios estabelecidos por meio das resoluções e portarias, de forma a dar transparência e garantir a impessoalidade na seleção, conforme capacidade técnica comprovada nos trâmites do processo. Serão construídos 25 CREAs e cinco CRAs, além da reforma e ampliação e 18 CRAs e dois CREAs, totalizando R$ 36 milhões em investimentos, que serão transferidos para 41 municípios. Serão aproximadamente R$ 850.000,00 para a construção do CREAs no município e a Prefeitura de Santa Teresa também entrará com recursos.
Os municípios que assinaram o termo para construção, reforma e ampliação de CRAs e CREAs, foram: Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mantenópolis, Montanha, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Viana e Vila Pavão.


Geração de nota eletrônica digital para empresas e prestadores de serviço no município de Santa Teresa.
Documentos com orientações e normas para o cumprimento de regras ambientais em atividades econômicas.