131 anos de emancipação de Santa Teresa

Data de publicação: 15 de fevereiro de 2022

No dia 22 de fevereiro de 1891 Santa Teresa se desvinculou da jurisdição de Santa Leopoldina, tornando-se, assim, uma intendência municipal de nome “Villa de Santa Thereza”. Assim, nessa data, se comemora a emancipação política do município, que completa 131 anos.

Para lembrar esse momento e o Dia Nacional do Imigrante Italiano (21) a Prefeitura de Santa Teresa fará uma singela homenagem à cidade.

No dia 21 de fevereiro, será realizada Missa na Igreja Matriz Santa Teresa D’Ávila, às 19h, com participação do
Coral Folclórico Do Circolo Trentino d
i Santa Teresa sob regência de Astrid Mendonça. Após a Missa, acontece a tradicional Cantoria na escadaria da Igreja até o Bar Elite.

Na terça, dia 22, será comemorada a Emancipação Política de Santa Teresa e o Dia Nacional do Imigrante Italiano, com o tema Santa Teresa “Il destino dei primi immigrati” (Santa Teresa “O destino dos primeiros imigrantes”), às 19 horas, na Secretaria de Turismo e Cultura. A abertura é com a Encenação Musical da Chegada dos Imigrantes e do Gruppo Folk do Circolo Trentino.

Na ocasião, a Prefeitura também estará distribuindo o Anuário 2021, revista com os principais serviços e investimentos realizados pela administração pública no ano passado.

Tem ainda um vídeo homenageando a cidade: https://youtu.be/MiXSG4NIEDA

Cronologia da história

Pelo Decreto n° 57, de 25 de novembro de 1890, foi criado o município de Santa Teresa, sendo desmembrado de Santa Leopoldina.

Em 19 de fevereiro de 1891, foi proclamada a emancipação de Santa Teresa. E em 22 de fevereiro daquele ano o presidente de Santa Leopoldina, Alberto Sebastião Volkart, instala em Santa Teresa a nova vila autônoma, recebendo juramento legal do primeiro Conselho de Intendência Municipal.

Dia Nacional do Imigrante Italiano

A solenidade presta homenagens também ao Dia Nacional do Imigrante Italiano (21). A escolha dessa data é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874. Este evento ficou marcado como o início do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil.

A Lei Federal 11.687, de 2 de junho de 2008, que instituiu 21 de fevereiro como Dia do Imigrante Italiano é de autoria do ex-senador Gerson Camata.

Em anexo há um texto explicando um pouco mais sobre a história da Emancipação.

Termo Compromisso Ambiental

Documentos com orientações e normas para o cumprimento de regras ambientais em atividades econômicas.

Nota Fiscal Eletrônica

Geração de nota eletrônica digital para empresas e prestadores de serviço no município de Santa Teresa.