Notícia

Prefeitura Municipal de Santa Teresa/ES – Publicação Oficial

Reforma da Unidade de Saúde de São João de Petrópolis foi inaugurada nesta terça (24)

Publicado em 24/08/2021  |  Autor:
Reforma da Unidade de Saúde de São João de Petrópolis foi inaugurada nesta terça (24)

Com a presença de várias autoridades, vereadores, secretários municipais, servidores e moradores, foi inaugurada nesta terça-feira (24) a reforma da Unidade de Saúde de São João de Petrópolis (Barracão).

Com uma cobertura voltada ao atendimento de várias localidades como São João de Petrópolis, Córrego Mangaga, Ifes, Unitelhas, Milanezi, Corrego Seco, Assentamento Tomazine, 25 julho, Cofler, Luterana, Rio 15 de Agosto, Julião e Ribeirão, a USF tem uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, um odontologista, dois técnicos de enfermagem, um auxiliar de saúde bucal, dois auxiliares administrativos, dois auxiliares de serviços gerais e um motorista.

A coordenadora enfermeira Elizabeth Soares Santos Cardoso Antunes Brito falou em nome de toda a equipe da Unidade, contou sobre a história do local e exaltou o trabalho realizado pelos servidores.

“Temos sempre oferecido um trabalho de qualidade de prevenção e promoção com compromisso junto à comunidade. A equipe agradece pela reforma e reafirma o compromisso de prestar atendimentos de qualidade aos moradores”, disse.

O secretário Municipal de Saúde, Fausto Covre, também ressaltou o empenho dos servidores da saúde e explicou que sem o trabalho de várias secretarias da Prefeitura a reforma seria demorada.

“O serviço de saúde em Santa Teresa tem se dedicado a oferecer o melhor para o cidadão teresense, graças ao empenho dos servidores da área. Quero agradecer ainda às secretarias de Obras e Infraestrutura, de Educação e de Planejamento pelo belo trabalho realizado nesta reforma”, destacou.

Além de destacar a história da Unidade de Saúde, o prefeito Kleber Medici discursou sobre a importância desta Unidade para a comunidade.

“Essa Unidade foi inaugurada pelo Estado em 1969 e depois passou para o município. Ela atende toda a região norte que faz divisa com São Roque do Canaã. Por isso a importância dessa reforma: em atender bem, ter equipamentos e, principalmente, servidores qualificados. É importante destacar a união dos poderes executivo, legislativo e da população para desenvolvermos Santa Teresa cada vez mais”, finalizou.

O presidente da Câmara Municipal, Evanildo Sancio, disse ao prefeito que “pode contar com essa Casa de Leis para que projetos como esse sejam aprovados”. O valor da reforma foi R$ 403.407,68. 

História

Em 1971 a unidade de Saúde passou a pertencer à Prefeitura de Santa Teresa onde deu continuidade em demanda aberta. O primeiro profissional médico foi o Dr. Dimas Espindola Rossi e o primeiro odontologista Dr. Armando Almerio Bortoline.

Os primeiros profissionais a fazerem parte da equipe foram: Zilda Lucila Arnaldt, Olga Gumiero Porcheri, Nilza Peixoto Vilaski e Luís Peron.

Em 2001 foi implantado o Programa Saúde da família (Unidade Doutor Alaor Ferreira Pinto) onde cada vez mais foi se aprimorando, com uma cobertura voltada ao atendimento de várias localidades.